As vantagens do prontuário eletrônico para psicólogos e terapeutas

Os prontuários eletrônicos são uma versão mais modernizada das notas manuscritas que muitos psicólogos ainda mantêm.

A transição para registros médicos eletrônicos introduziu muitos psicólogos a um novo desafio. Na terapia,o prontuário eletrônico referem-se a um tipo específico de registro médico, mas muitas pessoas os usam de forma intercambiável. Um registro médico eletrônico é um gráfico digital de uma única prática. Um registro eletrônico de saúde (prontuário eletrônico), em contraste, é um prontuário de pacientes projetado para ser compartilhado entre as práticas. Pode conter informações de muitos psicólogos, bem como de outros prestadores de cuidados de saúde do paciente.

Os prontuários eletrônicos são uma versão mais modernizada das notas manuscritas que muitos psicólogos ainda mantêm. Mas ao contrário dessas notas, elas contêm muito mais dados sobre um paciente. Os prontuários eletrônicos facilitam o acompanhamento das mudanças na saúde de um paciente ao longo do tempo, fazer recomendações de tratamento e compartilhar registros médicos com outros prestadores de cuidados de saúde do paciente.

O QUE É UM PRONTUÁRIO ELETRÔNICO, E COMO É USADO NA TERAPIA?

Um prontuário eletrônico é um registro médico mais abrangente. Ele foi projetado para ser compartilhado com outros provedores e, como tal, oferece uma visão mais inclusiva da saúde geral do paciente. Os registros de terapia podem ser incluídos como parte de um prontuário eletrônico.

COMO OS PRONTUÁRIOS ELETRÔNICOS MELHORAM OS RESULTADOS DO TRATAMENTO

Os registros eletrônicos facilitam o compartilhamento de dados importantes entre as práticas e entre os médicos. Os pacientes podem não ter que se preocupar tanto que seu terapeuta não sabe quais medicamentos estão tomando ou que seu psiquiatra nunca vai falar com seu provedor de atenção primária. 

Os prontuários eletrônicos oferecem uma abordagem mais integrativa que permite aos psicólogos visualizar informações relevantes de saúde. Por exemplo, um terapeuta pode notar um histórico de doença da tireoide no prontuário de um paciente. Como os problemas da tireoide podem afetar a saúde mental, isso pode afetar a abordagem do tratamento. Da mesma forma, um prestador de cuidados primários pode observar o histórico de ansiedade de um paciente em seus registros. Isso pode ajudar o médico a prestar um atendimento mais responsivo e pode até mesmo ajudar a descartar certos diagnósticos. 

Quando os psicólogos trabalham em grandes organizações de saúde, seus prontuários eletrônicos podem ser automaticamente integrados ao sistema prontuário eletrônico do sistema. Isso permite que outros médicos dentro do sistema vejam informações importantes sobre a saúde geral do paciente. No entanto, os pacientes ainda mantêm o direito de controlar seus registros, inclusive para controlar a divulgação de registros. Alguns preferem não compartilhar registros de tratamento de saúde mental com outros provedores. Outros estão dispostos a compartilhar seu diagnóstico ou histórico de tratamento, mas não notas detalhadas de tratamento. Os psicólogos são obrigados a divulgar suas políticas de privacidade e a honrar os pedidos dos pacientes sobre privacidade médica.

REQUISITOS BÁSICOS

Ao escolher uma estratégia para gerenciar registros médicos, é importante pesar o seguinte:

Segurança: Os prontuários médicos do paciente devem ser criptografados e armazenados de forma segura.
Segregação de dados: Alguns psicólogos e médicos preferem manter os registros de saúde mental separados de outros prontuários. Embora os registros integrados possam melhorar a saúde do paciente, o software de gerenciamento  deve prover controle sobre quem pode ver seus registros de terapia.
Armazenamento: Ao armazenar os dados no seu computador pessoal você corre o risco de acessos indevidos e até a perda de dados. Utilize um sistema com armazenamento na nuvem e políticas de backup.
 

Por Consultório Grátis em 28/09/2020 18:27:35

Comece agora com o software gratuito para o seu consultório


Consultório Grátis - Software gratuito para consultórios e clínicas